quarta-feira, 7 de outubro de 2009

experiência pessoal


Bulling, é infelizmente, uma situação muito frequente por entre os jovens. Neste texto abaixo escrito, digo a minha opinião sobre este tema & também sobre uma experência pessoal :'] ↓

Eu acho que as pessoas praticam o Bulling por puro prazer...Gostam de ver as pessoas sofrerem...é algo que não é explicável. A mente do ser humano é muito vasta & por isso acho que é complicado explicar o porquê de as pessoas o praticarem. Acho também que as vitimas são quase sempre aquelas pessoas consideradas as mais frágeis, com baixa auto-estima...Aquelas que não se conseguem libertar e acabam quase sempre por ficar com traumas psicológicos. Isto depende essencialmente de pessoa para pessoa...
Já sofri de Bulling no meu 3º ano de escolaridade. As crianças conseguem ser muito cruéis e fazer sentir a outra como se fosse um NADA. Passei dias horríveis eu que chegava a casa a chorar & fazia de tudo para não regressar àquele inferno-Escola. Consegui aos poucos superar esta situação...A ajuda da minha família e amigos foi essencial, nunca conseguiria ultrapassar isto sem o seu apoio.
→ Se estás a passar por uma situação destas onde alguém não te deixa ser livre, & te fazer sofrer, por favor NÃO fiques calado[a], FALA. Não te isoles, isso tornará tudo pior e podes não conseguir ultrapassar esta situação. Falo por experiência própria ^^

• Obrigada por lerem a minha opinião & STOP AO BULLING!!
Bjs // cata.marquesa ♥

P.S→ Esta foi a mensagem que enviei em resposta à campanha feita pelo SD contra o bulling, dá também a tua e se tiveres alguma história a contar partilha com o stardoll pois a ela pode estar a acontecer neste momento a alguém!

1 comentário:

  1. Desculpa o testamento, esta parte inicial sou só eu a contar a minha experiência, a conclusão estará separada para se ler caso não tenhas paciência.

    Eu também já sofri de Bulling e curiosamente foi mais tempo que o teu, Catarina. A mim também começou no 3º ano e só acabou no 9º ano. Imaginas o que é estar durante 6 anos a aturar com as mesmas coisas? No meu caso tudo começou por eu ouvir música diferente das minha colegas e com o tempo mais pessoas se juntaram e juntaram-se e continuaram-se a juntar. Aquilo que começou por ser uma pessoa a brincar, chegou a ser uma escola inteira de 400 alunos, todos contra ti, porque as pessoas inventavam rumores sobre mim, coisas horrendas que nem passa na cabeça de ninguém.
    Ir para a escola era o pior castigo que me podiam dar. A minha família apesar de ser de mentalidade antiga, obrigaram-me sempre a ter que ir para a escola e nunca me apoiaram, nunca. Estava a chorar por ser gozada? Os teus pais ralhavam logo comigo. Sinceramente, não sei como consegui passar seis anos a aturar com o mesmo sem nada me acontecer.
    Na realidade, no 8º ano, desculpem-me eu estar a falar disto, mas faz parte da minha experiência e é um exemplo A NÃO SEGUIR, eu decidi que talvez a única solução que houvesse fosse o suicídio. Experimentei fazê-lo 6 vezes no mesmo ano. Se escapasse à morte, ao menos podia chamar a atenção aos meus pais de que estava a sofrer bastante mas, tal não aconteceu. Os meus pais não ligaram, como se estivessem a dizer (desculpem-me a expressão) "estou-me a cagar para ti".
    Tal como já disse, e volto a repetir, não funcionou. A única coisa que aconteceu quando me tentei suicidar (das 6 vezes) desmaiei antes de morrer (não quero dizer como tentei fazê-lo pois pode ferir os sentimentos de algumas pessoas, mas dá para entender como tentei).
    Após a 6ª vez apercebi-me que não o conseguia fazer e que a única coisa que tinha que experimentar era esperar até ao 10º ano, quando iria mudar de escola e assim podia ser que eu "recomeçasse" a minha vida a partir das cinzas. Era a única esperança que tinha.
    Hoje, dois anos e meio após a última tentativa de suicídio, sem nunca mais ter tentado fazê-lo, dou graças a Deus por ter dasmaiado aquelas 6 vezes. A esperança que eu tinha de mudar a minha vida no secundário não foi em vão, agora estou ainda numa turma que tem alguma gente estúpida, mas a minha vida mudou completamente. Agora tenho 5 grandes amigas e mais um montão de gente com quem eu me dou bastante bem, nem parece que passei pelo que eu passei, se bem que às vezes ainda tenha vergonha de alguma coisa que digam por ter medo de se meterem a gozar de seguida.


    Concluindo:
    Sofri de Bulling durante 6 anos e, felizmente, estes 6 anos já passaram. Tentei suicidar-me mas não deu à volta à situação. Agora, um ano e meio depois de ter deixado de ser gozada por toda a gente que conheço, estou feliz por estar viva e ter tentado ser mais sociável, pois agora dou-me com bastante gente e tenho 5 amigas na escola que são um espanto.



    Agora comentando o texto da Catarina, eu não concordo com a parte de as crianças serem más, até concordo com isso no que toca ao 2º e 3º ciclo, principalmente no 3º, mas em relação à primária creio que são coisas que saiem apenas na brincadeira que depois as passoas de fora acham ser "fixe" e decidem imitar.

    Inês Oliveira (nexolira)

    ResponderEliminar